O Conselho escolar atua como um instrumento de gestão democrática na escola, é o conselho que bem empregado, reforça a democracia participativa, isto mostra a ação das pessoas no seu cotidiano, ou seja, na escola, é fundamental para que as pessoas tenham consciência de seu papel na construção da cidadania.
A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os segmentos que compõem o processo educativo participam da definição dos rumos que a escola deve imprimir a educação e a maneira de implementar essas decisões, num processo continuo de avaliação de suas ações.(BRASIL, 2007, p. 60).
Percebe-se que o conselho escolar é este espaço onde envolvem todos os segmentos interno e externo do processo educativo, e torna a gestão autônoma, transparente e plural, o conselho tem a função de fiscalizar, acompanhar tudo que acontece na escola, numa ação coletiva, onde a execução das tarifas ficara por conta dos profissionais específicos.
Sendo assim a participação é a “matéria-prima” para a gestão democrática, uma não existe sem a outra, por isso não pode deixar de existir na escola um conselho escolar atuante que traga resultados, pois: “No cumprimento de sua função, o conselho escolar tem papel de estimular a presença indispensável da cultura da comunidade, do povo, da vida cotidiana das crianças e dos jovens no projeto e no trabalho pedagógico da escola.” (APAP, Georges, 2002). A escola sem conselho não trabalha o saber como se deve, se a mesma não coloca no seu currículo a cultura local, ela passa a ser um local de exclusão, pois limita as suas possibilidades, não cumpre com sua função, não transforma a realidade, não abrem novos horizontes nem amplia seu conhecimento, e capacidade de criar, questionar, criticar. A escola precisa respeitar a historia de vida das crianças, seus valores, necessita ver a criança como sujeita produtor do seu conhecimento, sujeito que pensa, fala, constrói, e o conselho escolar é um instrumento que ajuda a escola a educar, pois fica atento e vigilante, evitando que a escola tenha prática injusta, excludente e discriminatória é com este pensamento que surge a necessidade de tê-lo em nossas escolas. Assim o plano de ação seguinte terá o objetivo de implementar na escola Paulo Menezes Moreira e Municipal de Tapiranga o conselho escolar que virá fortalecer as políticas educacionais de nossas escolas.
Objetivos gerais:
· Sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a importância da implementação do Conselho Escolar para a formação, respeito e valorização do saber e da cultura dos estudantes e da comunidade.
· Assegurar que a comunidade interna e externa seja envolvida nas tomadas de decisões importantes para as necessidades da escola, tornando assim a gestão democrática.
Plano de ação
Ação | Responsáveis | Sujeitos envolvidos | Indicador | Período |
Mesa redonda com a comunidade escolar para estudo das leis decretos e portarias. | Equipe gestora e professores. | Comunidade interna: Diretor, vice-diretor, professores e funcionários da escola. | Relatório e fotos, assinatura dos participantes. | Antecedeu a atividade agosto 2010. |
Mobilização da comunidade através de cartazes, faixas, carro de som, blog da escola. | Equipe gestora e professores. | Diretor, vice-diretor, professores e funcionários da escola, pais, alunos, comunidade externa. | Panfletos. | Março 2011. |
Escolha dos representantes dos segmentos para as chapas. | Comunidade escolar (interna). | Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral. | Ata e assinaturas dos participantes. | Abril de 2011 |
Socialização do estudo feito pela comunidade escolar, e com os segmentos escolhidos. | Comunidade escolar (interna). | Comunidade externa, professor, diretor e vice-secretário da escola. | Relatório e fotos assinaturas dos participantes. | Maio de 2011 |
Organização de um seminário para as chapas inscritas apresentarem suas propostas de trabalho. | Equipe gestora e professores. | Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral, diretor, coordenador e vice-diretor. | Relatório e folder. | Maio de 2011 |
Eleição | Comissão eleitoral. | Comunidade interna e de entorno. | Ata, assinatura dos participantes, fotos, etc. | Junho de 2011 |
Posse com fichas mostrando a função de cada representante. | Comissão eleitoral, equipe gestora e professores. | Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral, diretor, coordenador e vice-diretor. | Ata, assinaturas dos participantes e fotos. | Julho de 2011 |
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