19 de dezembro de 2010

Plano de ação do conselho escolar

O Conselho escolar atua como um instrumento de gestão democrática na escola, é o conselho que bem empregado, reforça a democracia participativa, isto mostra a ação das pessoas no seu cotidiano, ou seja, na escola, é fundamental para que as pessoas tenham consciência de seu papel na construção da cidadania.
 A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os segmentos que compõem o processo educativo participam da definição dos rumos que a escola deve imprimir a educação e a maneira de implementar essas decisões, num processo continuo de avaliação de suas ações.(BRASIL, 2007, p. 60).
Percebe-se que o conselho escolar é este espaço onde envolvem todos os segmentos interno e externo do processo educativo, e torna a gestão autônoma, transparente e plural, o conselho tem a função de fiscalizar, acompanhar tudo que acontece na escola, numa ação coletiva, onde a execução das tarifas ficara por conta dos profissionais específicos.
Sendo assim a participação é a “matéria-prima” para a gestão democrática, uma não existe sem a outra, por isso não pode deixar de existir na escola um conselho escolar atuante que traga resultados, pois: “No cumprimento de sua função, o conselho escolar tem papel de estimular a presença indispensável da cultura da comunidade, do povo, da vida cotidiana das crianças e dos jovens no projeto e no trabalho pedagógico da escola.” (APAP, Georges, 2002). A escola sem conselho não trabalha o saber como se deve, se a mesma não coloca no seu currículo a cultura local, ela passa a ser um local de exclusão, pois limita as suas possibilidades, não cumpre com sua função, não transforma a realidade, não abrem novos horizontes nem amplia seu conhecimento, e capacidade de criar, questionar, criticar. A escola precisa respeitar a historia de vida das crianças, seus valores, necessita ver a criança como sujeita produtor do seu conhecimento, sujeito que pensa, fala, constrói, e o conselho escolar é um instrumento que ajuda a escola a educar, pois fica atento e vigilante, evitando que a escola tenha prática injusta, excludente e discriminatória é com este pensamento que surge a necessidade de tê-lo  em nossas escolas. Assim o plano de ação seguinte terá o objetivo de implementar na escola Paulo Menezes Moreira e Municipal de Tapiranga o conselho escolar que virá fortalecer as políticas educacionais de nossas escolas.  

Objetivos gerais:
·         Sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a importância da implementação do Conselho Escolar para a formação, respeito e valorização do saber e da cultura dos estudantes e da comunidade.
·         Assegurar que a comunidade interna e externa seja envolvida nas tomadas de decisões importantes para as necessidades da escola, tornando assim a gestão democrática.
Plano de ação

Ação
Responsáveis
Sujeitos envolvidos
Indicador
Período
Mesa redonda com a comunidade escolar para estudo das leis decretos e portarias.
Equipe gestora e professores.
Comunidade interna: Diretor, vice-diretor, professores e funcionários da escola.
Relatório e fotos, assinatura dos participantes.
Antecedeu a atividade agosto 2010.
Mobilização da comunidade através de cartazes, faixas, carro de som, blog da escola.
Equipe gestora e professores.
Diretor, vice-diretor, professores e funcionários da escola, pais, alunos, comunidade externa.
Panfletos.
Março 2011.
Escolha dos representantes dos segmentos para as chapas.
Comunidade escolar (interna).
Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral.
Ata e assinaturas dos participantes.
Abril de 2011
Socialização do estudo feito pela comunidade escolar, e com os segmentos escolhidos.
Comunidade escolar (interna).
Comunidade externa, professor, diretor e vice-secretário da escola.
Relatório e fotos assinaturas dos participantes.
Maio de 2011
Organização de um seminário para as chapas inscritas apresentarem suas propostas de trabalho.
Equipe gestora e professores.
Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral, diretor, coordenador e vice-diretor.
Relatório e folder.
Maio de 2011
Eleição
Comissão eleitoral.
Comunidade interna e de entorno.
Ata, assinatura dos participantes, fotos, etc.
Junho de 2011
Posse com fichas mostrando a função de cada representante.
Comissão eleitoral, equipe gestora e professores.
Pais, associação comunitária, comerciantes, alunos, professores, funcionários, comunidade em geral, diretor, coordenador e vice-diretor.
Ata, assinaturas dos participantes e fotos.
Julho de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Template by Rosângela Coelho - Só Templates